As Origens da Queepi

A Queepi é filha da Traça Livraria, e é natural que assim seja. Talvez um projeto como esse só pudesse mesmo nascer de uma livraria, e já vou explicar o porquê.

A Queepi nasceu da confluência de seis fatores:

1. A observação da demanda por livros didáticos na Traça Livraria.
2. Nossa grande familiaridade com métodos computacionais, inclusive de Big Data e Inteligência Artificial.
3. Um problema familiar.
4. Um estoque praticamente infinito de livros e materiais de referência.
5. A existência de uma plataforma de pesquisa, desenvolvimento e lançamento do produto: a própria Traça, que funcionou praticamente como uma incubadora para a nova empresa.
6. Uma razoável reserva de capital para financiar tudo isso.

Como dá para notar, a Queepi nasceu como um empreendimento familiar. Em 2004 dona Carmen, da Traça, e eu nos associamos para impulsionar o crescimento da livraria, então incipiente. Sou engenheiro, com uma extensa formação acadêmica, passando por Otimização, Simulação, Métodos Quantitativos, Economia e Finanças. Trabalhei em algumas grandes (realmente grandes!) empresas e passei anos fazendo consultoria. Ao fim de aventuras, muitas desventuras e o que chamo de um tanto de folclore, estava cansado desse mundo corporativo e com algum pouco capital disponível. O início da Internet era um mundo a ser desbravado, e a Traça foi minha porta para ele.

Foram anos fabulosos! Financeiramente, nem tanto…

O dia a dia da Livraria nos mostrou um grande descompasso entre o que era oferecido pelas editoras de didáticos e pelas escolas e o que constatávamos que nossos clientes procuravam no balcão da loja ou pelo site. Através do Boletim da Traça, uma ferramenta de busca que disponibilizamos no site, nos chegavam milhares de solicitações de livros de exercícios. Velhos livros didáticos com exemplos e exercícios também eram rapidamente vendidos. Enquanto isso, os didáticos modernos apresentam páginas coloridas, cheias de texto, ilustrações, pouquíssimos exercícios e nenhuma gradação entre eles. Estranho.

Nessa época, meu enteado, filho da Carmen, teve dificuldades na escola, em Matemática. Qual a solução do engenheiro? Criar um simples aplicativo em Excel que permitisse a prática da matéria dificultosa! Nasceu ali a Queepi, graças à hierarquia de operações aritméticas! Funcionou tão bem que o aluno em dificuldades é hoje nosso CTO!

O projeto ficou em banho-maria por anos. A Livraria consumia todo o tempo disponível, a crise financeira nos fez segurar os gastos e minhas próprias ideias sobre como construir um sistema capaz de lidar com múltiplas matérias e um número infinito de exercícios não estavam exatamente claras.

Fizemos algum desenvolvimento durante esse período, o que só foi possível porque usamos a estrutura da Livraria, sequestrando sistematicamente para o novo projeto todo material de interesse que chegasse a nosso depósito. Hoje, a Queepi tem mais de 50.000 itens em sua biblioteca. A diversidade de abordagens e metodologias foi fundamental para que consolidássemos nosso modelo e não acredito que teríamos chegado tão longe sem essas fontes de inspiração.

Nos últimos três anos aceleramos o passo, trouxemos muitos novos colaboradores e agora, a QUEEPI está aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *