Estamos de volta!

Faz tempo que não aparecemos por aqui… Os tempos de pandemia nos forçaram a fazer uma pausa no projeto, mas agora voltamos, com mais força e novas ideias para desenvolver! O aplicativo de matemática QUEEPI foi lançado e está disponível para dispositivos Android, gratuitamente, por enquanto. Você pode realizar o download na Play Store através deste link.

Voltaremos a publicar periodicamente nesse espaço, tratando dos assuntos que consideramos relevantes para as atividades que desenvolvemos e iniciamos hoje trazendo uma questão que pode ser considerada um tanto quanto comum: O que você quer ser quando crescer?

Segundo o artigo escrito por Ana Fleck, cujo link deixamos ao fim deste texto, tornar-se um astronauta aparentemente perdeu um pouco de seu glamour, pelo menos nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde as crianças têm três vezes mais chances de querer ser um influenciador de mídia social do que voar para o espaço.

De acordo com uma pesquisa feita com 3.000 crianças dos Estados Unidos, Reino Unido e China, 56% das crianças chinesas de 8 a 12 anos dizem que gostariam de se tornar astronautas, enquanto apenas 18% delas gostariam de ser influenciadores, em contraste com crianças dos Estados Unidos e do Reino Unido que disseram preferir ser  influenciadores de mídia social.

Uma razão para o relativo desinteresse pela exploração espacial, aqui tomada como símbolo das hard sciences, certamente são os longos 53 anos desde o auge da corrida espacial, quando a Humanidade chegou à Lua pela primeira vez.

Uma outra razão seria o enorme uso de mídias sociais  nos Estados Unidos e Reino Unido. O sistema educacional na China reforça as restrições a esses sites, ao mesmo tempo que enfatiza o valor da ciência e da exploração espacial.

Tais diferenças de preferências certamente influenciarão o desempenho científico e econômico dos países a longo prazo.

Para quem quiser conhecer o artigo original, fica o link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *